INICIAÇÃO ARQUITETÔNICA
8. Mas o que interessa não é o “architecto” e sim a architectura.
O ensino da architectura não visa pois, fundamentalmente, criar novo ganha-pão
para determinados individuos, mas propiciar a occorrencia architectonica, ou
seja, formar profissionaes capazes de conceber e construir edificações - ou
conjuntos de edificações - architectonicamente, isto é, de modo que resultem num
todo organico e funccional plasticamente integrado.
9.
Em 1926, em Florença, num pequeno hotel à beira do Arno, uma velha senhora
inglesa ao me saber architecto, vira-se e diz: “eu também sou sensivel à altura e
largura dos cômodos e dos vãos.”
Nenhum professor, na Escola, me falara assim.
10.
proporção é a equivalencia, ou o equilibrio das partes;
comodulação é o confronto harmonico das partes entre si e com relação ao todo;
modenatura é o modo particular como é tratada, plasticamente, cada uma dessas
partes.
Para tanto o estudante de architectura deve ter sempre presente o seguinte:
architectura é coisa para ser exposta à intempérie;
architectura é coisa para ser encarada na medida das ideias e do corpo do
homem;
architectura é coisa para ser concebida como um todo organico e funccional ;
architectura é coisa para ser pensada, desde o inicio, estructuralmente;
architectura é coisa para ser sentida em termos de espaço e volume;
E deve também, desde cedo, ter uma perfeita noção do que seja proporção,
comodulação e modenatura:
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
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