Id
Origem: WikipédiaIr para: navegação, pesquisa
Nota: Esta página é sobre o reservatório da energia psíquica. Se procura outros significados da mesma expressão, consulte ID.
O Id (isso) é o termo usado para designar uma das três instâncias apresentada na segunda tópica das obras de Freud. Possui equivalência topográfica com o Inconsciente da primeira tópica embora, no decorrer da obra de Freud, os dois conceitos, Id e Inconsciente apresentem sentidos diferenciados. As primeiras traduções das obras de Freud no Brasil privilegiaram a utilização do termo do Latim como Id, embora traduções mais recentes tenham utilizado isso por acreditarem ser mais fiel ao original.
Constitui o reservatório da energia psíquica, onde se "localizam" as pulsões. Faz parte do Aparelho Psíquico da psicanálise freudiana de que ainda fazem parte o ego (eu) e o superego (Supereu). É a energia dos instintos e dos desejos em busca da realização desse princípio do prazer (libido). Formado por instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes, regido pelo princípio do prazer que exige satisfação imediata.
domingo, 11 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário