Páginas

domingo, 11 de outubro de 2009

BRASIL E NORUEGA 1905-2009

História
Brasil e Noruega 1905-2005
O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da Noruega, em 1905. Apenas 5 dias após o Rei Oscar, da Suécia, ter abdicado formalmente, o Brasil mostrou interesse em iniciar relações diplomáticas com o jovem Estado. Foi uma reação mais rápida do que a de muitos países, dentre os quais o país vizinho à Noruega, a Dinamarca.
Desde que a Noruega tornou-se independente, há cem anos, o país passou por mudanças dramáticas, e tem hoje o terceiro setor predominante em sua economia. Tornou-se uma nação petrolífera e de gás natural e está hoje entre os três maiores exportadores de petróleo do mundo. Ao mesmo tempo que sua tradicional indústria pesqueira ainda desempenha um importante papel, a Noruega hoje assume a liderança em pesquisa e produção na criação de peixes.
VisitasAs relações entre Brasil e Noruega sempre foram boas, o que foi recentemente confirmado pela última Visita de Estado do Rei Harald V e da Rainha Sonja, em outubro de 2003. O Primeiro Ministro Norueguês, Kjell Magne Bondevik, realizou sua última visita em decorrência da Visita de Estado dos reis, após já ter vindo ao Brasil no mesmo ano.
Também houve várias visitas oficiais brasileiras à Noruega, como a do Presidente Fernando Collor, em 1992 e a Visita Oficial do Vice-Presidente Marco Maciel, em 2002. O atual Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, visitou a Noruega em agosto de 2004.
CulturaO músico norueguês Edvard Grieg inspirou, com sua singular música romântica e nacionalista, o então jovem compositor brasileiro Alberto Nepomuceno, que é conhecido como o pai da música erudita brasileira. Mais informações sobre essa amizade podem ser lidas aqui. Muitos músicos do Jazz norueguês também foram influenciados por artistas brasileiros como, por exemplo, o mais famoso contra-baixista norueguês, Arild Andersen, e o saxofonista Jan Garbarek.
O pintor norueguês-brasileiro Alfredo Andersen teve grande influência, no início do século XX, no desenvolvimento do cenário artístico de Curitiba, onde hoje encontra-se um museu em sua homenagem.
O Brasil tornou-se um dos mais importantes parceiros da Noruega em intercâmbios de jovens. Um significativo número de estudantes brasileiros cursam, todos os anos, um período letivo na Noruega e vice-versa, e constroem ligações pessoais e consistentes entre nossos países.
EmpresariadoAssim como o bacalhau da Noruega é importante para os brasileiros, o café do Brasil também o é para os noruegueses. Mas também no meio empresarial começa a se desenvolver um contato mais variado. Empresas brasileiras demonstram um crescente interesse pela Noruega, e o Brasil é o principal parceiro comercial da Noruega na América Latina.
Óxido de Alumínio e sementes de soja são, junto com o café, os mais importantes artigos importados do Brasil. A exportação de bacalhau para o Brasil tem uma tradição que já dura 160 anos, e ainda se mantém forte.
Além disso, foram firmados acordos importantes entre as principais empresas da indústria petrolífera dos dois países, localizadas no Rio de Janeiro e em Stavanger.TurismoEnquanto o Brasil tem sido por muito tempo um interessante e exótico roteiro de férias para os noruegueses, agora a Noruega está tornando-se mais conhecida como ponto turístico para os brasileiros, com destaque para os fiordes, as montanhas e a capital Oslo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário