Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O RAPTO DE GANIMEDES

O Mito de Aquário











O Rapto de Ganimedes





Hebe era filha de Juno e de Júpiter. Seu pai achou-a tão maravilhosa ao nascer, que nomeou-a deusa da juventude, e encarregou-a de servir o néctar aos imortais nos banquetes do Olimpo.





Certo dia, ao desempenhar suas funções, Hebe deixou-se cair na presença de todos. Estes, ao verem a cena pouco honrosa, gargalharam, expondo-a ao ridículo. Com isto, tímida e envergonhada, Hebe jamais quis voltar exercer tal função, limitando-se a atrelar e desatrelar o carro de sua mãe.





Um dia, passeando nas alturas do monte Ida, Júpiter avistou o mais belo mortal que conhecera até então: Ganimedes. O jovem, que pastoreava os rebanhos do pai, encantou o deus com sua extraordinária beleza.





Transformado numa águia, Júpiter convida-o a subir no seu dorso e, Ganimedes, encantado com a aventura, foi raptado pelo deus e levado ao Olimpo. Apesar do ciúme da possessiva esposa, Ganimedes passa a servir o néctar aos deuses, substituindo Hebe. Em homenagem ao jovem, Júpiter transforma-o na constelação de Aquário, o aguadeiro, o que rega o mundo com o seu saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário