A causa é o termo correlacionado a efeito e que se concebe a partir de dois enfoques fundamentais:
O primeiro seria o vínculo que correlaciona os próprios fenômenos e que faz com que um ou vários deles apareçam como condição da existência de outros, isto é, onde existe uma causa, sempre haverá o efeito desta, instantâneo ou retardado no domínio do tempo.
O segundo é a relação entre um ser inteligente e o ato que ele praticou voluntariamente e pelo qual é responsável, ou, se alguém cometer algum ato, bom ou mau sempre terá o retorno deste, na mesma proporção, por exemplo, causa: comer alimento, efeito, saciar a fome; causa comer veneno, efeito, provavelmente morrer, cabe salientar que nem todos os efeitos sucedem à causa com a mesma intensidade; o indivíduo pode comer ao veneno, porém pode permanecer vivo, porém os efeitos serão sentidos pela mesma causa.
Filosofia
Na filosofia causalidade é conceituada como o conjunto de todas as relações de causa e efeito.
Seguem alguns exemplos do conceito:
Se uma bola está parada no chão e alguém lhe dá um chute, ela é atirada ao longe. Então dizemos que a causa do seu movimento foi a força muscular aplicada à bola através do chute.
Se uma maçã cai da árvore, dizemos que a causa de sua queda foi a força de atração da Terra (gravidade), que se exerce sobre todos os corpos.
Se apertarmos o gatilho de um revólver carregado, o projétil é expulso pelo cano, com grande velocidade. A causa disso é a força expansiva dos gases produzidos com a queima da pólvora.
Quando acionamos o breque (freio) de uma bicicleta em movimento, ela começa a parar. A causa da diminuição da velocidade é a força do atrito entre as pastilhas do breque e os aros das rodas.
Soprando no interior de uma bexiga de borracha, ela ficará tanto mais esticada, quanto mais ar conseguirmos introduzir em seu interior, podendo até estourar. A deformação da borracha é produzida pela força expansiva do ar que foi introduzido.
Verifica-se, assim, que se denomina força à causa da modificação do estado de repouso ou de movimento de um corpo, ou de uma deformação. Quando um corpo se move, ou pára, ou se deforma, a causa é uma força.
Física
Na física, a causalidade é a detecção da origem do fenômeno físico, mor das vezes pela aplicação da terceira das leis de Newton segundo a qual a toda ação, corresponde uma reação de igual intensidade e em sentido contrário.
Direito
No direito, a causalidade é a relação factual entre o agente (ou sujeito ativo, ou autor) e o resultado danoso (infração de direito, causação de prejuízo), também chamada de nexo causal.
Dentro da segunda sequencia da trilogia cinematográfica " The Matrix", o Merovíngio, um dos vilões do filme, se refere a "causalidade" como a regra única que rege o universo
domingo, 11 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário